ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

O acidente vascular celebral AVC é um acidente grave ligado a uma disfunção da vascularização do cérebro, ou seja, quando o cérebro é súbita e brutalmente privado de sangue e, portanto, de oxigênio. Tais acidentes são muito frequentes e podem conduzir a várias sequelas tais como déficits de movimento, distúrbios da fala e também a perdas da sensibilidade.

Existem dois tipos de AVCs, dos quais o mais frequente é o AVC isquêmico: que se trata do entupimento de um vaso sanguíneo, que provoca um infarto do cérebro, e eles representam cerca de 80% dos AVCs. Os 20% restantes são causados por um acidente chamado hemorrágico: ao contrário da isquemia, o vaso se rompe e provoca uma hemorragia no interior do cérebro.

Conheça alguns sintomas podem ajudar a detectar o AVC logo no começo: 

  1. Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo.
  2. Assimetria facial
  3. Dificuldade na fala
  4. Movimentação da língua
  5. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame. 

A avaliação superficial das funções motoras pode revelar um derrame cerebral. Portanto, para saber se alguém pode ter sofrido um AVC, peça para a pessoa levantar os braços, sorrir repetir uma frase e colocar a língua para fora e para os lados. Caso a pessoa apresente dificuldades nestas tarefas, ela deve ser levada imediatamente a um hospital. 

O ICDF dispõe de uma emergência preparada para atender todas as patologias cardiológicas em adultos, com emergência 24 horas.

Estamos preparados para atender todas as patologias cardiológicas, com um atendimento rápido e eficaz.

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559